fbpx

DICA-DE-COMO-ECONOMIZAR-DINHEIRO

1. Anote seus gastos

Para controlar suas despesas, você precisa saber exatamente o que gasta por mês. Para se controlar financeiramente, comece anotando, guardando notinhas e deixar tudo organizado para não perder o controle das suas compras.

 

2. Pague suas contas no mesmo dia:

Mude a data de vencimento de todas as suas contas fixas para logo após o dia em que recebe seu salário ou dinheiro do mês. Assim fica bem mais fácil se organizar. O dinheiro entra, você já paga tudo o que deve e fica na conta apenas com o dinheiro necessário para passar o mês.

 

3. Crie prazos para seus objetivos:

Você quer pagar suas dívidas? Até quando? Quer juntar dinheiro para comprar algo que precisa? Daqui a quanto tempo? Quando as metas têm data ficamos mais motivados para cumpri-las no prazo.

 

4. Vá fazer compras com dinheiro vivo:

Outra dica infalível para quem não quer gastar mais do que o planejado no supermercado ou no shopping é ir fazer compras com o dinheiro contado na carteira. Assim nos preocupamos mais em saber quanto estamos gastando e se faltar dinheiro para a compra final, seremos obrigados a deixar algumas coisas e filtrar a compra!

 

5. Não se console com compras:

Depois de uma semana ou dia difícil acabamos com o pensamento de “eu mereço comprar isso”. A questão, não é de merecimento. É claro que você merece, até porque se dedicou para estar onde está! Mas é ainda mais importante saber as suas prioridades e objetivos.

 

6. Desapegue do que não usa mais:

Além de ser um bonito gesto de desapego, quando você doa o que não usa mais, fica mais fácil de saber o que você tem e o que não tem. Aí, quando você sentir vontade de comprar algo, é só verificar se você realmente precisa daquilo ou se você já tem uma peça parecida que passava despercebida no fundo do guarda-roupa.

 

7. Aproveite mais os pequenos prazeres da vida:

Uma volta no parque, um cochilo na rede, um piquenique no jardim e um filme com pipoca em uma tarde chuvosa podem ser bem mais divertidos e recompensadores do que programas caros. Comece a valorizar mais as coisas simples da vida. Sua mente e seu bolso agradecem.

 

8.  Aprenda a dizer não:

Quantas vezes você já prometeu ficar em casa no fim de semana, mas acabou cedendo à pressão da turma para sair (e gastar demais)? Seja firme quando não quiser fazer alguma coisa. Quem for amigo de verdade irá entender.

 

9.  Não ignore os pequenos gastos:

Um cafezinho depois do almoço e o lanchinho da tarde não fazem diferença no seu orçamento, certo? Errado! Algumas pessoas acabam ignorando os pequenos gastos do dia a dia sem perceber que, muitas vezes, eles são os principais vilões do orçamento.

 

10.  Evite comer fora:

Tem dias que não tem jeito, mas procure evitar as refeições fora de casa sempre que possível. Leve comida de casa para almoçar no trabalho e no fim de semana, tente fazer sua própria pizza ou aperitivo.

 

11.  Faça um cofrinho:

Todos os dias, guarde todas as moedas da sua carteira em um cofrinho. Sem muito esforço, você terá mais um dinheirinho extra daqui a alguns meses.

 

12. Apague a luz:

Uma prática supersimples que pode ajudar (e muito!) a diminuir sua conta de energia elétrica.

 

13. Cultive uma pequena horta em casa:

Além de ser um passatempo interessante, você pode economizar na compra de verduras e temperos.

 

14. Cuide da sua saúde:

Cuidar da sua alimentação, saúde e corpo também faz bem para o seu bolso. Quem mantém uma vida saudável e equilibrada adoece menos e, logo, gasta menos no médico, exames e remédios.

 

DICA EXTRA!!!!!

Revenda +Amigas!

Por ser o catálogo mais barato do Brasil e mais fácil de revender, você garante uma renda extra e pode lucrar ainda mais!